Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

COLUNISTAS | Claudia Jannuzzi

Brasil e China aumentam laços de cooperação e trocam experiências de governança


Tian Min (Cônsul Geral da República Popular da China no Rio)

O Consulado Geral da República Popular da China ministrou, durante o mês de julho, um seminário de Capacitação Administrativo de Países de Língua Portuguesa. Foram atendidos o Brasil, São Tomé, Moçambique e Angola.

De modo presencial ou virtual, autoridades, como o Secretário de Estado de Turismo Sávio Neves, e demais alunos participaram do seminário ministrado por professores chineses de diversas universidades e referência nos mais distintos temas.

Dentre os temas abordados, destacam-se: a estrutura de governo, incluindo o manejo do funcionalismo público; a gestão dos serviços essenciais; a importância que dão à infraestrutura e a sua imensa capacidade de reconstrução nas grandes tragédias; além da habilidade na solução de problemas. Foi abordada também a abertura de mercado e comércio exterior e a competência com que a realizaram, sendo o Brasil, hoje, o maior parceiro comercial da China.


Xu Yuansheng (Cônsul Comercial) com Sávio Neves (Secretário de Turismo)
 
Estelvio "Theo" Schunck e Claudia Jannuzzi (Oradores de turma)

A busca incessante pela diminuição da pobreza, o atento olhar à instituição das ODS da ONU, o empoderamento de áreas rurais, por meio de inovação e turismo, e a possibilidade de uma estabilidade social, gerando um aumento do desenvolvimento econômico do país, também foram discutidos e são dignos de réplicas em demais países em desenvolvimento. Sobre o turismo, destaca-se o fato da China ser o maior emissor de turistas do mundo e o quarto maior receptor mundial.

As aulas presenciais no Brasil foram realizadas no parque chinês no Maracanã e contou com a coordenação da Sr.ª Márcia Wu, Secretária Geral da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China.


Cláudia Jannuzzi (oradora de turma), Sávio Neves (Secretário de Turismo), Márcia Wu (Coordernadora do Brasil) e Theo Schunck (orador de turma)

O encerramento com a entrega de certificados ocorreu no mesmo local e contou com a presença da Sr.ª Tian Min, Cônsul Geral da China; e do Sr. Xu Yuansheng, Cônsul da Câmara de Comércio. Foram oradores de turma: a Sr.ª Claudia Jannuzzi e o Sr. Theo Schunck.


Tian Min (Cônsul Geral da República Popular da China no Rio) com o grupo dos formados


Tian Min (Cônsul Geral da República Popular da China no Rio) com o grupo dos voluntários

Publicado por
Claudia Jannuzzi
em 28/07/2022 às 16:47

Compartilhe

Revista MAXIMUS - 2020

Flag Counter