Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

COLUNISTAS | Claudio Godoy S

Casa Real do Maharajah Branco e da sua família real Gomes

Apresentação Histórica Resumida

PREÂMBULO

CASA Real do Grande Rei Eduardo Hanry Hermosilla Gomes e Da Sua Família Real Gomes.

Dinastia é criada com o sobrenome da Família Gomes por Ordem de Sangue da Mãe do Atual Rei aos seus descendentes e seus colaterais por meio de sangue da pessoa das prerrogativas legais de Sua Real Majestade, o Grande Maharajah Rei Rex.

DEFINIÇÃO DE CASA REAL

Casa Real, Casa de Sua Majestade - são denominações convencionais da casa de um rei ou soberano de uma monarquia hereditária, no sentido de que abrange toda a sua família e seu corpo nobre. É também entendido como o prolongamento no tempo (ancestrais e descendentes) e no espaço (diferentes reinos) dos membros daquela casa, ou seja, a totalidade de uma dinastia (dinastia real).

Os servidores pessoais do rei são enobrecidos desde diferentes épocas com o exercício dos cargos da Corte ou do Conselho Real e constituem um grupo de nobres da casa real, posição esta que se tornou uma oportunidade de ascensão e prestígio social (Igreja ou Casa real). A atração da aristocracia (que muitas vezes se identificava com famílias relacionadas, em tese ou de fato, com a família real - nobres da França, grandes senhores da Espanha etc) para a corte real acabou tornando necessária a diferenciação entre a Casa Real e a Corte do Rei (na Monarquia Hispânica havia a instituição chamada Câmara dos Prefeitos e Tribunal). Particularmente, a Casa Real do Maharajah Branco e Da Sua Família Real Gomes é uma Casa Real que contém um Conselho Real e seu Monarca.

O título que o chefe da Casa Real possui pode lhe dar mais liberdade no seu exercício e mais reconhecimentos. No caso da Casa Real do Maharajah Branco e Da Sua Família Real Gomes o sua Majestade tem como título principal “Maharajah” ou, em Português, “Grande Rei” e é o único Maharajah em todo o Continente Americano. Além disso, sua Majestade detém outros títulos diferentes de outras Casas Reais; apresentando-se como exemplos ocidentais e asiáticos de alguns: Rei, Raja, Príncipe, Duque, Conde, Visconde, Barão, Grão-Mestre da Ordem, Cônsul, Pró-Cônsul, Dato Sri Filipinas e Indonésia, Tan Siri de do Reino Federativo de Malásia e o cargo de Presidente da RWPA Affiliate Worldwide nomeado pelos Sultões do Sudeste Asiático para a América Latina, entre outros títulos.

O conjunto das Casas Reais dos diferentes reinos no sentido de dinastias inclui os ramos reinantes e não reinantes e, em alguns países, eles podem ser federativos, absolutos, reinos parlamentares constitucionais etc. Existem mais de 50 países monárquicos e há mais de 500 espécies de monarquias tradicionais que vários países reconhecem. Em relação a Casa Real do Maharajah Branco e Da Sua Família Real Gomes, trata-se uma Monarquia Reconhecida por Diferentes Casas Reais e que tem a sua Carta Magna, a sua Independência e a sua Soberania, o seu Conselho Real e sua Casa. O Reconhecimento é concedido e feito por diferentes monarcas de diferentes países e até mesmo por governos de países democráticos e é conhecida como Casa Real.

Nossa Casa é uma Casa Real Independente, Reconhecida por soberanos Nossa casa não depende de nenhuma outra Casa Real e nem está sob a responsabilidade de nenhum país pelo poder dado por soberanos irrevogáveis em lei, mas não temos qualquer obrigação ou acordo ou vínculo direto ou indireto nem com o Casa Real do Brasil nem Com Portugal com as referidas casas por se encontrarem na condição de casas reais extintas.

Em Nossa Casa Real, os atuais títulos Real ou Imperial e demais títulos Nobres foram entregues em Vida, ou seja, e o atual Chefe da Casa Real do Maharajah Branco (do sânscrito, /mɑːhərɑːdʒə/; também soletrado Maharajah, Maharaj, Moharaja, Maharajah, Muharazeh é o título em o idioma sânscrito para um "Grande Rei" ou "Alto Rei") e Da Sua Família Real Gomes é HM HRH EDUARDO HANRY HERMOSILLA GOMES.

Alguns estados poderosos tiveram impérios governados por Maharajah, incluindo o governante Maharaja Ranjit Singh, fundador do império Sikh, e o Maharaja Sri Gupta, fundador do antigo Império Gupta Indiano. A palavra possui os cognatos latinos Magnum de "Grande" e Rex de "Rei". Devido à grande influência do sânscrito no vocabulário da maioria das línguas da Ásia, o termo Maharajah é comum a muitos países asiáticos modernos. Este título era usado desde quando a Europa ainda nem mesmo tinha suas tribos e é utilizado até os dias de hoje na Ásia.

Referência histórica

No Norte de Borneou, o título de Maharajah de Sabah e Rajah de Gaya e Sandakan foi usado de 29 de dezembro de 1877 a 26 de agosto de 1881 pelo Overbeck (comparável a rajá branco). Conforme aplicado no direito internacional pelas grandes monarquias dos séculos 18 e 19, qualquer nomeação referida por um sultão hoje segue a mesma lei e deve ser respeitada como os costumes das grandes nações. Com base na descendência através da linha masculina de acordo com a vontade de Sir James Brooke, a dinastia dos Rajah Brancos continuou através do sobrinho e sobrinho-neto de Brooke, o último dos quais cedeu seus direitos ao Reino Unido em 1946. Seu sobrinho tinha sido o herdeiro legal ao trono e se opôs à designação, assim como a maioria dos membros do Conselho Sarawak Negri. Este foi um simples soldado inglês que obteve o título de Maharajah sem ter nenhuma descendência de ‘sangue azul’. Assim, nossa Casa tem uma parte relacionada ao mesmo formato de Casa de Maharajah com o nosso Maharajah e Caucasiano, Branco, e descendente de Europeus. Além disso, temos que considerar que o título de Maharajah é muito difícil ser emitido a pessoas de origem caucasiana por vários fatores culturais, religiosos, entre outros. O título de Maharajah é um título semi-imperial a aqueles governantes de Confiança de um Sultão, o Imperador. Estes governavam territórios menores que os impérios, mas normalmente muito maiores do que dois ou três reinos simples e algumas vezes eram sistemas totalmente independentes já que um título deste equivalia aos títulos de um rei comum.

Também é necessário diferenciar que a casa real do Maharajah Branco que ficava no território paralelo ao Império do Sultanato de Brunei não era a mesma Casa desse atual Majarajah e não temos parentes de sangue ou parentesco; apenas compartilhamos uma parte do formato histórico que não é 100% o mesmo - são duas Casas diferentes: uma está extinta e a outra não está e é a do atual Maharajah Branco, ou seja, “A Casa Real do Maharajah Branco e Sua Família Real Gomes”. Todas as Afiliações relacionadas ao sobrenome Gomes incluíram um processo de mais de 15 anos, aproximadamente, que começou quando o Maharajah era jovem e ainda não possuía o título de Maharajah, e foi concluído no Terceiro Encontro Internacional da Nobreza do Sudeste Asiático (3rd International Nobility Meeting of Southeast Asia and Europe), no qual foi Coroado como Maharajah Branco do Reino do Vale Kapatanga e com sua Carta de Patente Fechada. Nesta se autoriza a criação dos Títulos, das Ordens Cavalheirescas, entre outras faculdades que uma pessoa recebe nesta área e neste tipo de Título.

No uso contemporâneo do malaio, o título Maharajah se refere a um Imperador, por exemplo, o "Maharajah Jepun", Imperador do Japão, e o Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun, Rei da Tailândia.

No que se refere a Nossa Casa Real, nossos ancestrais possuíram títulos nobres recebidos dessas casa Real do Brasil. Embora esta Casas Real estejam abolida pelas normas próprias da Constituição de cada país, os títulos nobres dos nossos ancestrais possuem reconhecimento. Assim, Nossa Casa Real que é uma Casa Atual teve os títulos de nossos antepassados reconhecidos por outras Casas Reais, além de serem reconhecidos por órgãos da União Europeia, governos independentes, ONU & outras instituições. 

A Nossa Casa Real está estabelecida em Luxemburgo (Europa), onde também é registrada nossa Sede: Casa Real do Maharajah Branco e Da Sua Família Real Gomes Do Reino do Vale do Kapatagan. É reconhecida pela União Europeia, ONU & UNICEF, Espana, Suécia, Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Príncipes, Organismos Internacionais de Direito Civil Internacional, outras entidades e outras 30 Casas Reais.

Adicionalmente, cabe mencionar que existem muitas pessoas que confundem o mundo em um só e não sabem que o mundo tem diferentes divisões e áreas em que a vida, o cotidiano e a cultura são totalmente diferentes do que nós pensamos que seria aplicada em todos nossos aspectos da vida e, em algum destes lugares, existem costumes e leis muito diferentes que, como indivíduos, se não sabemos, devemos tentar respeitar e não falar sem conhecimento já que o mundo não se limita somente ao Ocidente. Com respeito, na História Mundial, a maioria das Primeiras Casas Reais foram, principalmente, Orientais e Médio Orientais, com os textos e Costumes (‘Direito de Costume’) muito anterior do que as Ocidentais. Podemos dizer que as casas ocidentais copiaram alguns formatos das Casas Reais do Oriente Médio ou Orientais. Quando a Europa e a América ainda estavam em formato de tribos, a maior parte da Ásia já tinha vastos Reinos, Sultanatos, Majarajahs, Rajas entre outros. Por isso, existe no Ocidente o costume de certas roupas formais para receber medalhas como o fraque - este costume não é Asiático. Assim também o Ocidente é diferente nos aspectos religiosos, no qual deve-se respeitar os títulos. Não é porque um Sultão deixa de governar que deixará de ser chamado de Sultão no qual em Sânscrito a tradução é ‘Imperador’ ou ‘Sua Majestade’, como referido em seu costume. No Ocidente o costume é que se um rei deixa de reinar se transforma em um príncipe e só pode ser chamado de ‘Sua Alteza’. Isso não pode ser imposto a títulos provenientes da Ásia por nenhum motivo, já que se o mesmo fosse pelo Direito de Tradição, o Direito Anterior prevalece. De outra forma, no sistema nobiliárquico isso não mudou e não mudará nem por opinião, nem por religião e nem por guerras.

Sobrenome

O sobrenome que é seguido pelo nome próprio dos membros de uma Casa Real é muito variável: pode ser um sobrenome de família (Casa do Reino Stuart da Inglaterra, Casa de Bernadotte, Casa do Império Omanado de Omã, Casa do Reino Saud da Arábia Saudita, Casa do Principado Grimaldi de Mônaco), mas o mais comum é fazê-lo coincidir com o território sobre o qual alguém reina ou aspira a reinar (Casa da Borgonha, Casa da Grécia). Contudo, em muitas ocasiões é conservado, por várias razões de prestígio ou tradição, o de outros lugares em que a Casa Real reinou ou do local original da casa (Casa de Valois, Casa de Trastamara, Casa de Habsburgo, Casa de York, Casa de Tudor, Casa de Bourbon, Casa de Savoy). Às vezes, o nome da Casa Real é alterado por razões políticas, por regras, por costumes, pelo seu poder em casos de monarquias absolutas ou pelo governo através de sua Carta Magna (Casa de Windsor).

NÃO significa que se uma pessoa tem um sobrenome igual a um membro de uma Casa Real ou de uma dinastia ou de uma família real que a mesma seja parente ou pertença a esta família real. Aliás, isso é muito improvável e só seria possível se esta pessoa tivesse uma árvore genealógica que confirmasse uma RELAÇÃO DIRETA  DE  SANGUE  COM  UM  DOS  MEMBROS  DA  FAMÍLIA REAL.

Especificamente, Nossa Casa Real, em sua Constituição, NÃO admite e NÃO aceita invocações de terceiros com grau de consanguinidade fora de um terceiro rango (grau hierárquico). Assim, Nossa Casa Real em seu Decreto Real de sua Constituição somente reconhece os membros da Família Real dos colaterais em primeira linha de Sangue e os descendentes de linha direta de Sangue do Chefe da Casa Real que é o Maharajah Branco. Concluindo, se uma pessoa tem um sobrenome parecido, igual ou similar ao de algum membro de uma Casa Real não significa ter direitos sobre esta casa nem direitos a títulos nobiliárquicos ou títulos reais.

Nossa Casa é uma Casa Real Independente, Soberana e Reconhecida, com Poder Absoluto. Nossa Casa não depende de nenhuma outra casa real nem está sob a responsabilidade de nenhum país.

Nossa Casa Real está relacionada com a Casa Real do Sultanato de Filipinas e do Sultanato de Midanao do ano de 1400 donde reside nosso território em especifico no quadro em baixo poderá ver em vermelho o território denominado Reino do Valley de Kapatanga que está integrado a nossa Casa Real Como território, mas nossa oficina está em Luxemburgo por motivos do Covid e da guerra modificamos temporariamente nossa oficina no Chile até que tudo volte à normalidade.

Ordem Real do Cid Campeador

El Cid (1043-1099) foi um cavaleiro espanhol do Reino de Castela, um dos maiores guerreiros da Idade Média, eternizado como um herói a serviço dos reis cristãos. Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid, nasceu na pequena aldeia de Vivar, localizada ao norte da província de Burgos, capital do Reino de Castela, na Espanha, por volta de 1043. Era filho do soldado Diego Laínez, que ajudou a conquistar terras da região vizinha de Navarra, e neto de Rodrigo Álvares, membro da alta nobreza castelhana. Quando ficou órfão aos 15 anos ele foi levado para a corte do rei Fernando I de Leão, Castela e Galícia. Estudou em uma escola próxima de Burgos, onde aprendeu noções de direito e latim. O treinamento militar era fundamental na educação dos nobres - a classe social de onde saiam os cavaleiros medievais. O jovem Rodrigo aprendeu, com habilidade, a cavalgar, manejar o escudo, a lança, a espada e o arco e flecha. Com cerca de 20 anos, ainda aprendiz de cavaleiro, Rodrigo rumou para Graus, nas montanhas dos Pirineus, para sua primeira batalha com as forças de Castela. A cidade era controlada por um aliado do rei Fernando I, o mouro Al- Muqtadin governante de Zaragoza, e cobiçada pelo reino de Aragão e de Navarra. Ao ser atacada,o exército de Castela impediu que ela fosse tomada. Na luta, o famoso cavaleiro Jimeno Garcés, deNavarro, foi morto pelas mãos de Rodrigo, que lutou contra guerreiros mais experientes e saiu vitorioso. A façanha lhe valeu o apelido de “Campeador” (vencedor de batalhas).

O cavaleiro já foi tema de filmes e séries – seguem links para a música do famoso cantor Luis Fonsi para o filme da Disney sobre a história do “El Cid” que acumula milhares de visitas no YouTube: La fuerza de mi corazon - Luis Fonsi y Christina Valemi - Bing video e EL CID LA LEYENDA PELÍCULA COMPLETA EN ESPAÑOL - Bing video. Disney Link para o filme de 1961 “El Cid” com Sophia Loren e Charlton Heston: EL CID | Filme Completo |1961 | Dublado - Bing video. Atualmente, há uma sérieno Amazon Prime sobre “El Cid”.

 

Temas entregues aos Cavalheiros ou Damas da Casa Real da Ordem Real do Cid Campeador: uma réplica de uma das espadas do Cid e uma das 5 medalhas da Casa Real

 

Formas de Tratamento

Seguem algumas características especiais dos tratamentos mais comuns (uma regra a ter em mente: na maioria dos casos é aceitável usar “Senhor” seguido do cargo ocupado: Senhor Ministro, Senhor Deputado, Senhor Diretor, Senhor Embaixador, etc).

A apresentação que fazemos nas linhas seguintes não pretende ser exaustiva, visto que o número de tratamentos é quase tão extenso quanto os tipos de títulos, cargos ou méritos existentes tanto em nosso país como no país de origem de possíveis hóspedes estrangeiros.

1. Reis e Imperadores. Sua Majestade, Vossa Majestade. Outros tratamentos: Senhor / Senhora.

2. Príncipes e Infantes. Sua Alteza Real, Vossa Majestade. Outros tratamentos: Senhor / Senhora / Alteza.

3. Filhos dos Imperadores. Sua Alteza Imperial, Vossa Alteza Imperial. Outros tratamentos: Alteza.

4. Príncipes de Mônaco. Sua Alteza Serena, Vossa Alteza Serena. Outros tratamentos: Alteza.

5. Grandes Duques de Luxemburgo. Sereníssimo / a. Outros tratamentos: Senhor / Senhora.

6. Marqueses, Barões, Duques e Condes. Excelência. Outros tratamentos: Senhor / Senhora.

7. Grandes. Excelência. Outros tratamentos: Senhor / Senhora.

8. Grandes Cruzes de todas as Ordens. Excelência. Outros tratamentos: Senhor / Senhora.

9. Presidente e Vice-Presidente do Governo. Excelência. Outros tratamentos: Sr. Presidente - Vice-Presidente.

10. Ministro. Excelência. Outros tratamentos: Sr. Ministro.

11. Presidentes do Congresso, Senado, Tribunal Constitucional, Conselho Geral da Magistratura. Excelência: Senhor Presidente.

12. Embaixadores Excelência. Outros tratamentos: Sr. Embaixador.

13. Presidentes de Comunidades Autônomas. Excelência. Outros tratamentos: Sr. Presidente.

14. O Papa. Santíssimo Padre. Outros tratamentos: Santo Padre.

Publicado por
Claudio Godoy S
em 14/04/2022 às 16:27

Compartilhe

Revista MAXIMUS - 2020

Flag Counter