Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

COLUNISTAS | Fernanda de Azevedo

Dieta ou reeducação alimentar?

“A dieta ideal é aquela que você conseguir”

 

No consultório, Eu costumo dizer que dieta não é estilo de vida. Que ela tem prazo de validade e que tem início, meio e fim.

Há diversos tipos de dietas assim, como dieta low carb, dieta cetogênica, entre outras. Dieta pode ser interpretada também como estratégia nutricional ou planejamento alimentar, pode ser voltada para o emagrecimento, para o ganho de massa muscular ou com foco na estética corporal.

Há uma grande diferença entre dieta e mudança no estilo de vida, assim como a reeducação alimentar, para isso é necessário que haja disciplina e que a pessoa se desprenda de alguns hábitos que são ditos como não saudáveis.

Eu costumo usar mais o termo de planejamento alimentar com o paciente dentro do consultório, porque ele deve se planejar, organizar as refeições e cardápios de acordo com o plano alimentar, que foi calculado para aquele objetivo traçado durante a consulta.

A dieta deve ser individualizada de acordo com características do paciente assim como: rotina diária, gostos e aversões, religião, cultura, alergias, patologias, entre outros.

Fazer dieta não é sinônimo de passar fome. Ela não deve ser restrita, a ponto de prejudicar a saúde do indivíduo. Deve estar fundamentada para um determinado objetivo. Alcançando este, será traçada uma nova dieta ou uma nova estratégia.

 

SOBRE FERNANDA DE AZEVEDO

Me chamo Fernanda de Azevedo. Sou nutricionista. Formada desde 2017. Atuo em consultório desde 2018.

Nutrição para mim, é uma paixão. Eu me encontrei na nutrição, faço tudo com muita dedicação e amor. Atender meus pacientes e vê-los alcançando seus objetivos me traz felicidade e sensação de dever cumprido.

Publicado por
Fernanda de Azevedo
Nutricionista
em 10/05/2022 às 10:34

Compartilhe

Revista MAXIMUS - 2020

Flag Counter