Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

COLUNISTAS | Miriam Freitas

Natal na França: Frio e charme

Como os franceses comemoram o Natal?

O Natal na França não é diferente.

Época de reunir as famílias e se surpreender com todo o charme das decorações e do espírito natalino. A união do charme francês e o frio desta época do ano, dão ainda mais intensidade a este clima de natal.

Natal em Paris

Falando-se de Natal na França e decorações majestosas, claro que Paris não poderia ficar de fora. A capital da França também surpreende, há inclusive, uma concorrência entre as lojas, que, assim como os principais pontos turísticos, transformam suas vitrines em arte. Um passeio somente passando pelas vitrines das principais lojas parisienses como Galerie Lafayette, Printemps e Bon Marché irão te deixar fascinado(a) com tanta beleza! Em Paris, você ainda pode contar com guias em português para não perder nenhum detalhe do passeio, entendendo cada história por trás das temáticas natalinas.


Galeries Lafayette

Pistas de patinação no gelo. As patinoires são febre tanto entre os parisienses quanto entre os turistas. Para aqueles que não podem escapar para locais com neve, elas são a salvação.

Vitrines das lojas de departamentos

Todos podem usufruir do luxo e sofisticação parisienses admirando as belíssimas vitrines de Natal das grandes lojas de departamentos. Além de extremamente criativas e bem executadas, elas são divertidas e lúdicas e acabam nos emocionando.


Pistas de gelo

Champagne, um dos símbolos máximos da França, o champanhe abre a noite de Natal em grande estilo. É o momento de brindar e agradecer.

Provence

No sul da França, na região da Provence, a celebração do natal é uma viagem gastronômica. Na ceia são servidos 7 pratos, com receitas diferentes de família para família, mas sempre excluindo a carne vermelha. A comemoração não para e até o dia 27 de dezembro são servidas 13 sobremesas, número referente aos convidados da última ceia. O foie gras continua o campeão de vendas de Natal. Mas, para agradar os convidados, vale quase tudo: ostras, salmão defumado, aves, vieiras e castanhas portuguesas costumam figurar pelo menu.

As refeições são feitas em etapas bem definidas.

Primeiro, um aperitivo: torradas com patê, canapés, castanhas, bolos salgados.


@restaurantcotejardincannes

Em seguida, as entradas frias: foie gras com geleia de cebolas ou figo, salmão defumado, canapés de lagosta.

Elegância Francesa

Quando se fala em moda ao redor do mundo, logo se lembra da França, o lar de muitas marcas famosas e mulheres estilosas
As francesas, na trajetória histórica da moda, se destacaram por sua elegância e influência, afinal mostraram que a moda trata-se muito mais do que apenas a roupa, mas envolve também comportamento.

Ainda hoje, as francesas esbanjam estilo em visuais elegantes e inspiradores, porém com mais liberdade para adaptarem a elegância a seu modo, combinando-a com outras linhas fashion e aplicando-a mesmo nos looks mais despojados.

"Como Ser uma Parisiense..."
É o tipo de livro para manter por perto e reler suas sugestões ou piadas de vez em quando. Em textos leves, as autoras mesclam assuntos sérios, como o feminismo, a bobagens descritas em listas ou aforismos divertidos. Num deles, afirmam que é preciso estar sempre pronta: "Domingo de manhã na padaria, uma saída rápida no meio da noite, ou esperando as crianças na frente da escola. Nunca se sabe".

As dicas de beleza tão requisitadas estão por toda parte. Não pega bem usar maquiagem carregada, exagerar nos acessórios e vestir peças muito coloridas. Em seus guarda-roupas, não entram calças jeans espalhafatosas, blusas que mostram o umbigo ("porque você não tem mais quinze anos"), salto baixo e bolsa falsificada.

Algo que não pode faltar no guarda-roupa de uma francesa são Camisa branca e um tênis (Claro, que dê uma bela marca).
O tênis é usado tanto com roupas despojadas como num look mais sofisticado

“Pour conclure, je souhaite à tous un joyeux Noël et une bonne année”
“Finalmente, desejo a todos um bom Natal e um Ano Novo feliz”

Publicado por
Miriam Freitas
Colunista social
em 23/12/2021 às 17:37

Compartilhe

Revista MAXIMUS - 2020

Flag Counter